NÍVEIS DE DIFICULDADE

Com o objetivo de elucidar e clarificar os nossos participantes quanto à escolha da caminhada mais adequada às suas capacidades físicas e mentais, a Hike Land® criou uma escala com vários níveis de dificuldade que vai do mais acessível, "Nível 1 - Fácil" ao "Nível 6 - Extremamente Difícil". Os diferentes níveis de dificuldade foram definidos com base em múltiplos critérios: distância percorrida; desníveis acumulados (em subida e descida); inclinação, tipologia e dificuldade técnica do terreno; altitude; limitação/dificuldade de assistência. Queremos alertar que uma escala como esta, é sempre subjetiva e que desse modo, cada participante deverá estar consciente das suas capacidades.

Nível 1 - Fácil
Acessível a todas as pessoas que, mesmo não tendo grande preparação física, sejam saudáveis e caminhem com alguma regularidade, incluindo crianças acima dos 7 anos. O percurso desenvolve-se tendencialmente em terreno plano (regra geral, o desnível positivo - D+ - a vencer é inferior a 300 metros), pouco acidentado  e onde as dificuldades técnicas e físicas são reduzidas.

Nível 2 - Moderado
Acessível a todas as pessoas ativas, saudáveis e que caminhem com regularidade. O percurso poderá apresentar distâncias moderadas - 3 a 5 horas de caminhada - com alguns desníveis mais acentuados (regra geral, o desnível positivo - D+ - a vencer é inferior a 500 metros), e zonas onde o terreno poderá ser mais acidentado. As distâncias a percorrer são moderadas e a dificuldade técnica não será significativa.

Nível 3 - Desafiante
Atividades que requerem experiência prévia em caminhada e boa forma física dos participantes. O percurso poderá apresentar zonas de desníveis acentuados (regra geral, o desnível positivo - D+ - a vencer é inferior a 700 metros), e terreno irregular, de progressão mais lenta e onde poderão existir dificuldades técnicas acrescidas. A duração da caminhada poderá ser mais longa (até 7 horas), as distâncias a percorrer maiores e o ritmo superior.

Nível 4 - Difícil
Atividades que requerem experiência prévia em caminhada, uma boa condição física e prática de exercício de forma regular. O percurso irá apresentar desníveis significativos (regra geral, o desnível positivo - D+ - a vencer é inferior a 1000 metros) e terreno irregular, onde a progressão será mais lenta e onde existem dificuldades técnicas acrescidas. Deste modo, é necessária resistência física e força de vontade para ultrapassar alguns pontos mais complicados do percurso. A duração da caminhada é mais longa, as distâncias a percorrer maiores e o ritmo superior.

Nível 5 - Muito Difícil
Atividades que requerem bastante experiência em caminhada e uma ótima condição física. O percurso irá apresentar desníveis muito significativos (regra geral, o desnível positivo - D+ - a vencer  é inferior a 1500 metros), terreno irregular, de progressão mais lenta e dificuldades técnicas consideráveis. Deste modo, a resistência física e a força de vontade para ultrapassar alguns pontos mais complexos do percurso serão fundamentais. A duração, a distância a percorrer e o ritmo podem ser bastante elevados.

Nível 6 - Extremamente Difícil
Atividades que requerem bastante experiência em caminhadas de longa duração e uma excelente condição física. Os participantes deverão estar bem equipados e preparados para a possibilidade de clima adverso. O percurso irá apresentar desníveis extremamente significativos, terreno irregular, de progressão mais lenta e em que poderão existir dificuldades técnicas consideráveis. Deste modo, a resistência física e a força de vontade para ultrapassar alguns pontos mais complexos do percurso serão fundamentais. A duração da caminhada poderá ser superior a 9 horas, as distâncias a percorrer acima dos 25km e o ritmo do grupo é constante e muito elevado.