Percurso

A nossa caminhada tem início na aldeia de Chão de Pias, onde subiremos até alcançarmos alguns moinhos de vento. Daqui desceremos em direcção ao trilho das amonites, um pequeno percurso caracterizado pela presença de vários fósseis de amonites com uma dimensão considerável. A partir daqui, o nosso caminho levar-nos-á até ao topo da Fórnea, um anfiteatro natural escavado em rochas carbonatadas, ex-libris do PNSAC, classificado como geossítio pela sua importância para a Geologia portuguesa. Após atravessarmos vários terrenos separados por muros de pedra característicos desta região, onde o gado pasta tranquilamente, faremos parte do trilho da Costa de Alvados, uma zona com vistas absolutamente deslumbrantes sobre a depressão de Alvados e os seus imensos olivais, um autêntico postal vivo desta região. Por fim passaremos pela Jazida do Cabeço da Ladeira, onde numa antiga pedreira foram descobertos vestígios de uma antiga praia com 170 milhões de anos, destacando-se a preservação excepcional dos fósseis de equinodermes (ouriços-do-mar) encontrados, a qual teremos oportunidade de explorar na companhia de um geólogo.

DEVE LEVAR

  • Água (mínimo aconselhável: 1.5L/participante), roupa e calçado apropriado às condições atmosféricas e farnel.
  • Equipamento de Proteção Individual (EPI´s)Máscara e higienizantes pessoais (ex: álcool gel).
  • Caneca para beber o chá (não fornecemos copos por motivos ambientais e de saúde pública).

MAIS INFORMAÇÕES


Altimetria

Detalhes

Início: 10:00 (4 de Outubro)
Hora de Fim: 15:00 (4 de Outubro)
A hora de fim é aproximada. Esta hora pode alterar-se, conforme as condições e os participantes.

Ponto de encontro: Na povoação de Chão das Pias (concelho de Porto de Mós), junto à Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Coordenadas GPS
Lat: N 39° 33' 33.97"
Long: W 8° 48' 54.17"

O Preço Inclui:

  • Guia Hike Land especializado no terreno;
  • Chá;
  • Seguro de Acidentes Pessoais;
  • Seguro de Responsabilidade Civil;
  • Licença RNAAT n.º 2435/2018 do Turismo de Portugal, reconhecida como Turismo na Natureza pelo ICNF.

O Preço Não Inclui:

  • Transporte até ao ponto de encontro;
  • Outras refeições;
  • Outros não especificamente descritos como incluídos.

N.º Mínimo de Participantes: 5

Limite de Idade: Devido à natureza e/ou dificuldade deste evento, todos os participantes devem ter, pelo menos, 12 anos.

Guia: João Pereira

Para a sua reserva ficar ativa, deve realizar o pagamento para o IBAN que lhe vai ser enviado por e-mail e enviar-nos o seu comprovativo de pagamento para reservas@hikeland.pt, num prazo máximo de 4 dias. Caso tenha realizado a sua inscrição a menos de 7 dias da atividade, deverá enviar-nos o seu comprovativo de pagamento, num prazo máximo de 24 horas.

 

Inscreva-se

As reservas para este evento encontram-se fechadas. Mas pode sempre encontrar mais atividades no fundo da página, ou entrar em contacto com reservas@hikeland.pt 🙂